quarta-feira, 17 de março de 2010

Linha de frente na batalha

" Com fé em Deus e na minha batalha"



No domingo li uma matéria do Mauro Ventura na revista do Jornal O Globo, na verdade era uma entrevista com a geriatra Claudia Burlá e ela falava sobre medicina paliativa (se tiverem a oportunidade, leiam), quantas não foram as lágrimas que rolaram do meu rosto.

Você deve estar pensando, que menina fresca!

Mas o que aconteceu foi totalmente inesperado, vi nas palavras dela as entrelinhas que o meu médico não conseguiu me dizer. Quando ela disse: " O foco dela (medicina paliativa) não é prolongar a vida (...) e sim dar aos pacientes e aos parentes a máxima qualidade de vida possível no momento presente. Não é esticar  a vida e sim alargá-la", mexeu comigo de tal maneira que não consegui reagir, já que o tratamento que estou fazendo agora é paliativo.

Passadas as lágrimas e a angústia, fui tomada por uma força muito grande, uma vontade de viver o agora de maneira absurda. E as dúvidas que eu tinha quanto a retornar a estudar este periodo se foram. Enchi-me  de  coragem e força e recomecei as aulas na faculdade.

Não! Eu não terminei o tratamento, continuo com doses dárias de quimioterapia e às vezes sinto dores fortes, mas o Tylex tem me ajudado bastante nesta parte.

Voltemos à faculdade...
Segunda estive lá pra reabrir a matrícula e encontrei um monte de pessoas super queridas, desde os funcionários aos meus queridos amigos. Muitos já se formaram, seguiram seus caminhos, mas alguns ainda estão por lá, para minha enorme alegria.
Confesso que ainda estou com medo de não conseguir conciliar o tratamento e a faculdade, mas decidi que a cabeça vazia não andava me fazendo nada bem.

Então... Que venham as aulas!
Ontem, por exemplo passei o dia todo arrumando o material, estudando um pouco de mecânica dos fluidos. Vou tentar estudar mais enquanto o meu corpo me permite, pra quando não estiver podendo, a matéria não ficar muito acumulada.

Terminando o post, deixo aqui impressa a minha vontade de "Engenheirar" um dia. Que ele não esteja muto longe.

3 comentários:

Unknown disse...

Ki bunituuuuuuuuuuuuu!
É assim que se faz bebê!

Regiane disse...

Carolinda,

Sabe que sou super fã de seu blog e sua!
Sempre que leio seus posts tenho mais vontade ainda de viver e estar próxima de pessoas como você, e é o que faço no cotidiano.

Viva intensamente!

Beijos saudosos,
Regiane.

sandra disse...

Deus te abençoe! Torço por você. Vc é linda,espirituosa e com certeza uma pessoa incrível.