sexta-feira, 5 de março de 2010

Você é linda... assim como toda mulher que passa por um tratamento para câncer

Olá!!!
Desde a minha primeira internação, quando ainda nem sabia que estava com câncer, nunca deixei de ser vaidosa. Tia Elza levou um batom e um kitzinho com duas sombras e me deu lá no hospital, logo no segundo dia.

Depois, fiquei sem andar um tempão, mas mesmo assim, depois de escovar os dentes sempre passava uma sombra, um blush e um batonzinho ...
Já estava tão triste por estar sem andar, ter que tomar banho na cama e ainda ter o câncer, se ficasse feia seria pior.

Pra ter noção da "peruísse" da pessoa até chapinha fiz no hospital. Fazia-me alegre, mais feliz.
Digo, que quando perdi os cabelos, ganhei um toque de perua.
E acredito piamente que esta forma de encarar o problema foi positiva.
Me sentir um pouco bonita, mais alegre, fazia esquecer por alguns momentos dos meus problemas.

Lembrei-me disso, hj, quando li uma notinha que a Rejiane me mandou pelo orkut:


Maquiagem que transforma


"Você é linda... assim como toda mulher que passa por um tratamento para câncer". Esse é o slogan do projeto "Look Good... Feel Better" ("fique bonita... sinta-se melhor"), iniciativa norte-americana que ajuda mulheres com câncer a aumentarem sua autoestima através de cuidados com a beleza, geralmente negligenciados durante o tratamento para a doença.

Tudo começou em 1987, quando um médico perguntou para o presidente de uma marca de cosméticos se seria possível ajudar uma de suas pacientes com câncer, que sofria de sérios problemas com sua aparência, devido à perda de cabelos e consequente falta de autoestima. Um maquiador foi enviado até a paciente e realizou nela uma transformação radical na aparência, através do uso de peruca e maquiagem, fazendo- a reconquistar a confiança perdida. O resultado foi imediato: a paciente sentiu-se mais feliz e bonita, deixando-a mais motivada para seguir o tratamento.

A partir daí, o projeto cresceu e hoje atua nos Estados Unidos e em mais de dez países ao redor do mundo. São mais de 14 mil voluntários que ajudam cerca de 50 mil mulheres com câncer por ano a reconquistar a autoestima perdida. A Dra. Renata Camacho, psiquiatra especializada na saúde mental da mulher, acredita na eficácia do projeto: "A maquiagem mexe com o lado lúdico da mulher, tornando-a mais feliz e, portanto, mais bonita interna e externamente", comenta.

Inspirem-se neste projeto para ajudar quem precisa! O país tem diversos hospitais e centros de tratamento da doença, procure um na sua cidade e proponha uma parceria. Faça a diferença!

A maquiagem assim como lenços coloridos, acredito eu, transformam mais do que um rosto, mais que fisicamente. Faz nos mais onitas pra nós mesmas, faz nos mais brilhantes para o mundo...
 
Seja mais feliz!
Sorria sempre!
E nunca deixe de brilhar....

3 comentários:

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Olá!

Eu nunca fui de me arrumar muito, mas depois que os meus cabelos se rebelaram no tratamento, passei a cuidar mais da minha aparência. Uso uma peruca chanel e de vez em quando até passo maquiagem (coisa que eu só fazia em dias de concerto e festas).

Abraço,

Carin

Unknown disse...

É importante que nos amemos e nos cuidemos mais mesmo Carin.
Não consegui usar perucas, mas acho super estiloso.
abraço...

Maria Antonia disse...

Adoreiiii Seu lenço!!!!! tá lindaaa! Quando eu tô de lenço e maquiada me sintoo tão forte..sabe?! Adoro tb! Uso de tudo..lenço, gorro, boné, peruca, prótese.. Vou experimentando! beijoo